O espanhol é o único idioma falado sobre os 176.215 km2 de território uruguaio, o que demonstra a uniformidade de sua população e sua unidade cultural e étnica, características que têm ajudado a desenvolver um país tolerante e democrático. Com 3.151.662 habitantes, a densidade estimada é de 17.8 habitantes por km2. Se bem que o Uruguay é um país pecuário, sua população é essencialmente urbana (80%).
O território uruguaio se divide em 19 estados, tendo Montevidéu como sua capital. Tal como estabelece sua Constituição, o sistema educativo nacional é laico, gratuito e obrigatório. A alfabetização alcança 96.2%.
Se ao Uruguai lhe falta algo em relação a tamanho e paisagens impressionantes, isto se compensa com a hospitalidade do seu povo. Os uruguaios adoram confraternizar e se divertirem. A maioria é descendente de espanhóis e italianos e são principalmente de classe média, o que converte o país em uma exceção dentro da América do Sul. Como consequência, os uruguaios desfrutam de um nível de vida e alfabetização relativamente alto.
Tango em Palermo (Montevidéu).
O Uruguai conjuga tranquilidade e diversão, e é considerado um dos países mais seguros do mundo. Qualquer de suas cidades pode ser percorrida sem riscos em qualquer momento do dia ou da noite, razão pela qual os turistas dos mais diversos lugares o escolhem.
Além disso, o país oferece entretenimentos para todos os gostos: cassinos, teatros, discotecas e museos. Bons restaurantes, pubs boêmios e sofisticados, golf, quadras de tênis, esportes aquáticos, excurssões durante o dia ou estadias nas típicas fazendas e granjas, participando de parte das atividades rurais com seus próprios donos.
Teatro Solís.
Com mais de 300 quilômetros de costa, Uruguai é reconhecido mundialmente por suas praias e a excepcional qualidade de suas finas e brancas areias.
A contribuição dos imigrantes enriqueceu as tradições nativas, produzindo uma cultura que integra em profundidade os mais diversos costumes. Ruínas indígenas, fortes do período colonial e traços da vida gauchesca, se combinam con uma rica herança de arquitetura urbana e um importante caudal de escritores, artistas e músicos.
O tango, a música típica do Río de la Plata, é um culto nacional e pode ser escutado e dançado em diversos lugares. A festa típica do país é o Carnaval, o mais longo do mundo, que combina coreografia e música de estilo sumamente original, como as “murgas” e o retumbar de tambores do “candombe”.
Ao referir-se à cultura uruguaia não se pode deixar de lado o mate, a infusão tradicional do Río de la Plata. Os uruguaios bebem esta infusão dentro de uma cuia oca cheia de erva mate, a qual se agrega água bem quente e se bebe através de uma bombilha, uma espécie de canudo fino que pode ser de metal ou bambú.
Se bem que, não produz erva mate, o Uruguai é o maior consumidor do mundo em relação a sua população.Outro aspecto profundamente ligado à cultura uruguaia é o futebol, verdadeira paixão esportiva. Os títulos obtidos nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 e nos Mundiais de 1930 e 1950 colocaram o Uruguai entre os times mais reconhecidos a nível mundial. Se bem que desde então seu nível futebolístico decaiu, a ponto de não estar presente no próximo Campeonato Mundial, o esporte continua atraindo multidões particularmente ao Estádio Centenário (Montevidéu), que nos finais de semana oferece verdadeiros espectáculos a quem se sente atraído por este esporte.
Uruguai é um conglomerado vivo de culturas prontas para serem desfrutadas.
Belezas do Uruguai
Os uruguaios são os que mais consomem carne no mundo. Para prevenir doenças, eles tomam bastante vinho. Um dos principais é feito de tannat, uma uva típica do país, que combatem o envelhecimento.
Com tanta beleza, riqueza cultural, segurança, diversões diversas, eu estou seriamente pretendendo morar nesse país tão maravilhoso. De preferência numa cidade próximo ao mar, adoro o amar e sua tranquilidade.
ResponderExcluir