Bandeira e Brasão

A Bandeira do Uruguai ou Pavilhão Nacional é um dos símbolos nacionais do Uruguai. Adotada pelas leis de 16 de dezembro de 1828 e 12 de julho de 1830. Suas cores são o branco e o azul, apresentando um sol dourado na extremidade superior esquerda, que é a parte mais famosa da bandeira uruguaia. A bandeira possui as seguintes proporções: 3x2, comprimento por largura, e o espaço que contém o sol consiste em um quadro na parte superior, junto ao mastro, que chega até a sexta faixa, exclusiva, de cor azul. A primeira listra e a última são de cor branca. O sol consiste num círculo radiante, com face, circundado por dezesseis raios, com um diâmetro de 11/15 do quadro branco. Quanto ao significado das cores, elas expressam os ideais revolucionários de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Todo cidadão natural ou legal uruguaio está, ao menos uma vez na vida, obrigado a prestar juramento de fidelidade à bandeira, em ato público e solene. Será feita a seguinte indagação ao cidadão:

Juramento a Bandeira.
"Jurais honrar vossa Pátria, com a prática constante de uma vida digna, consagrada ao exercício do bens para vós e vossos semelhantes; defender com sacrifício de vossa vida se for preciso, a Constituição e as leis da República, a honra e a integridade da Nação e suas instituições democráticas, todo o qual simboliza esta Bandeira?"

Após a pergunta, o cidadão a jurar o pavilhão deve responder:

"Sim, juro!!"



O Brasão de armas do Uruguai foi pela primeira vez aprovado por lei em 19 de Março de 1829. Consiste num escudo oval, que é dividido em quatro secções iguais e coroado por um sol nascente dourado, o "Sol de Maio", simbolizando a subida do povo uruguaio. O escudo oval é cercado por dois ramos de oliveira, representando a paz, unidos ao fundo por uma fita azul.

No quarto superior esquerdo existe uma escala, símbolo da igualdade e da justiça, definido sobre um fundo azul. O quarto superior direito contém o Cerro de Montevidéu (Colina de Montevidéu), com a sua fortaleza sobre a cimeira, o que representa força, sobre um fundo de prata. No quarto inferior esquerdo, também sobre um fundo de prata, há um cavalo galopante, simbolizando liberdade. O quarto inferior direito possui um boi, que é um símbolo de abundância, sobre fundo azul.