Astronomia

CANOPUS

Canopus ou Canopo ou Alpha Carinae, é a estrela mais brilhante da constelação de Carina.
•Canopus é uma revista do Uruguai especializada em astronomia.



  HISTÓRIA


    Em 16 outubro de 1952, um grupo de amantes da astronomia criou um sonho, agrupando todos os astrônomos amadores de todo o país em uma instituição que chamaram Asociación de Aficionados a la Astronomía, entre eles estavam, Sans Professor Juan Diego, Don Juan Angel Viera, um parceiro, o Professor de Pós-Graduação e Mallada Esmeralda e Prof Gladys Vergara. O espírito daqueles que começaram a jornada dessa instituição, mantém-se sobre os objetivos daqueles que estão trabalhando atualmente com o trabalho contínuo e constante de muitas pessoas.Todo o trabalho feito no momento ainda é com a meta original, nuclear para os amantes de astronomia e dar espaço para o crescimento pessoal de cada um, com a troca de experiências e aprendizagem, com o entendimento de que o avanço da ciência e do conhecimento humano, são a base do crescimento da sociedade e da humanidade como um todo, trabalhando de forma solidária, a transmissão de aprendizagem sem egoísmo, para além de qualquer interesse particular ou pessoal.
                                                    


Visite o site da Asociación de Aficionados a la Astronomía (http://www.aaa.org.uy/?page_id=14).
Você encontrará albuns de fotos do espaço, dos planetas,
do observatório Albert Einstein e outros. Conheça melhor essa instituição
e aprimore seus conhecimentos!






100 horas de astronomia



     Se celebra o 400 º aniversário do uso do telescópio e do instrumento astronômico pelo gênio italiano Galileu Galilei. A Assembleia Geral da ONU declarou 2009 o Ano da Astronomia e o Museu de Ciência de Valladolid, no domingo reservará até 100 horas para atividades relacionadas a astronomia.
    100 Horas de Astronomia, nesta atividade mundial, Uruguai participa, promovendo visitas de cidadãos aos telescópios de todo o país.













 Curiosidades e Perguntas.

É possível comprar uma estrela?

 Os astrônomos não são donos das estrelas. Ninguém é. Porém, ao descobrir um corpo celeste (como um planeta, cometa ou asteróide) é possível sugerir-lhe um nome. Isso já ocorreu várias vezes, nem sempre com bom senso, como no célebre caso de Urano, batizado inicialmente de Jorge! No entanto, se você tiver algum dinheiro sobrando pode comprar um “certificado” numa “loja que vende estrelas”.
    Numa mania originária dos Estados Unidos, onde se vende de tudo, essas empresas apenas utilizam as milhares de estrelas designadas numericamente nos catálogos estelares para que sejam atribuídas ao seu nome ou de uma pessoa querida.



Qual é a maior estrela?

Descoberta pelo telescópio espacial Hubble por trás de uma densa nebulosa, na direção da constelação de Sagitário, Pistol (Pistola) brilha tanto como cinco ou seis milhões de sóis, e tem tamanho suficiente para preencher todo o espaço entre o Sol e a Terra. Pistola é a estrela mais brilhante que se tem notícia e fica a 25 mil anos-luz de distância.
    Mas a luz que brilha muito se consome rápido. Assim Pistola, que se formou entre um e três milhões de anos atrás (o Sol tem cerca de 5 bilhões de anos), está destinada a morrer numa violenta explosão chamada “supernova”.

Como posso me tornar um astrônomo?

Noites e noites em claro, passadas na companhia de poderosos telescópios que apontam a imensidão do céu, num silêncio apenas quebrado pelo barulho do vento e o tritilar dos grilos.
    Essa é a visão mais tradicional do astrônomo, esse profissional da ciência tantas vezes confundido com adivinhos. Mas, por incrível que pareça, é uma visão bem distante do dia-a-dia dessa profissão.
    A Astronomia é diferente da maioria das outras ciências em que podemos interagir diretamente com o objeto de estudo. Afinal, não é possível dissecar, pesar, tocar ou realizar outros experimentos similares com uma estrela!
    Por outro lado, a luz que os corpos celestes emitem carregam informações que podem ser compreendidas pelo astrônomo. Seu trabalho consiste, resumidamente, de uma sistemática em que é preciso saber formular questões, pesquisar e obter dados relevantes, levantar hipóteses e então testá-las.
    Astronomia é Física Aplicada. Desse modo, a formação esperada desse profissional deve iniciar por um bom bacharelado em Física. Uma formação específica vem mais tarde, com a pós-graduação.
   A maior parte dos astrônomos concentram-se em áreas particulares, como a ciência planetária, a astronomia solar, a origem e evolução das estrelas ou a formação de galáxias. Mas existem também os astrônomos teóricos, que trabalham com modelos computacionais para compreender processos físicos, como os que ocorrem no interior das estrelas.
   Um astrônomo pode trabalhar em locais que, a princípio, parecem inusitados, como uma empresa de telecomunicações. A grande maioria, porém, fica nas universidades, exercendo a função de professor e pesquisador (cientistas). Nesse caso, seus rendimentos são compatíveis com sua titulação e função (Professor Adjunto, Substituto, Titular etc).
Astronomia e Astrologia. Qual a diferença?

  •  A astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes – todos eles. O astrônomo profissional é necessariamente alguém com formação superior, e seu trabalho inclui o domínio de Física e Matemática, aliado a um senso crítico aguçado e boa habilidade observacional.


  • A astrologia dá ênfase apenas a um certo grupo de astros. Ela busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu e o destino e a conduta moral dos seres humanos. Apenas os astrólogos constróem horóscopos e mapas astrais. Seu trabalho está ligado ao aspecto místico que o Universo desperta no Homem, e não raramente os astrólogos são também praticantes de outras artes divinatórias.

Existem regras de trânsito no espaço?

No espaço também existem rodovias. São as órbitas. Estradas amplas, com velocidades máximas generosas mas sem qualquer sinalização. Não que isso seja um problema... Afinal as órbitas são como pistas de corrida particulares, percursos fechados de um único dono, ou quase isso.
    Acidentes acontecem. De sorte que seu número vem diminuindo com o tempo, ao contrário das estatísticas nas estradas terrestres! O curioso é que ninguém pode desobedecer as “regras do trânsito” no espaço – elas são Leis da Natureza (que conhecemos pelos nomes dados por alguns sábios da Terra, como Isaac Newton).
    Passagem obrigatória: conjunção
Nas pistas do Sistema Solar, convencionou-se chamar os planetas Mercúrio e Vênus de interiores, porque suas órbitas são internas à órbita da Terra. Do outro lado ficam os planetas exteriores. Todos os anos podemos ver a olho nu os dois planetas interiores e três exteriores: Marte, Júpiter e Saturno.
    Quando observamos um planeta alinhado com o Sol, dizemos que ele está em conjunção. Os planetas interiores entram em conjunção em dois pontos de suas órbitas: uma vez quando estão entre a Terra e o Sol, a conjunção inferior, e novamente quando estão além do Sol, a conjunção superior. É fácil perceber que os planetas exteriores só podem ficar em conjunção superior, já que nunca ficarão entre a Terra e o Sol.


Proibido retornar: elongação máxima

    Mercúrio ou Vênus podem formar com a Terra e o Sol um ângulo de 90 graus. Em Astronomia, essa posição recebe o nome de elongação máxima. Existem duas: à Leste (elongação oriental) e à Oeste (elongação ocidental).
    Quando Mercúrio ou Vênus encontra sua elongação oriental máxima, ele fica bem visível ao entardecer, na sua maior distância angular do Sol. Quando atinge a elongação ocidental máxima, o planeta interior é visto no final da madrugada, antes do Sol nascer. Para observar Vênus e Mercúrio, as datas próximas das elongações são as melhores. Acesse os recursos a seguir (popups) para saber as datas dessas elongações máximas.

Dê a preferência: oposição

    Somente um planeta exterior pode estar em oposição ao Sol. Ficar em oposição não é discordar do astro-rei. Significa apenas que o planeta se encontra no ponto de sua órbita mais próximo da Terra o mesmo que a Terra estar precisamente entre o planeta e o Sol.




    Para ver um planeta em oposição temos de olhar na direção oposta ao Sol, daí o nome. Por isso, nas datas próximas da oposição o planeta fica mais brilhante (pela sua proximidade) e é observado durante toda a noite (porque nasce quando o Sol se põe). A oposição é sempre a melhor época para observar um planeta exterior.